PROPOSTA PEDAGÓGICA

 

A Proposta Pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Profª Edna Müzel de Moura ,  está pautada na  Constituição Federal de 1.988, LDB Lei 9394/96, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA –8.969/90), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil RCNEI, MEC (1998), Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (MEC, 2006, p. 31),                                                                   Lei Municipal 1659/01 e  Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Itapeva (Vol.II).

  Tem como proposta um trabalho na linha sócio interacionista construtivista, baseada nas teorias de Lev S. Vygotsky (2009), Jean Piaget (2009) e Henry Wallon (2009), pois os mesmos enfatizam o caráter sócio histórico da educação, considerando que a criança não somente está inserida, mas também é produtora de cultura, onde se relacionam com a afetividade, linguagem e cognição em interações constantes com o ambiente, considerado como fator importante para o desenvolvimento infantil e humano. O educador torna-se um aliado para promover os espaços que permitam o desenvolvimento desejado e, ao mesmo tempo, promover o incentivo à autonomia no sentido de que a criança necessite cada vez menos de intervenções diretas do educador, para que este figure como coadjuvante num espaço de construção de saberes, relações e interações da criança com sua ambiência vivencial.

Metodologia: Como forma de buscar a qualidade de ensino no espaço da Educação Infantil, temos como pratica pedagógica a Pedagogia de Projetos e o Brincar.

 O trabalho com projetos deve atender ao interesse das crianças. Eles são desenvolvidos com as crianças e não para as crianças e desenvolvem a cooperação e a solidariedade entre as crianças e educadores.  Utilizando diversas linguagens, materiais diversificados, e partindo de situações concretas, facilitamos e proporcionamos esse encontro da criança com o fazer criativo. Esta visão do trabalho pedagógico possibilita a transformação do espaço da escola em um espaço realmente democrático, onde cada criança deve ser respeitada em sua individualidade e ação criadora.

O universo da criança, a realidade onde se encontra inserida, sua criatividade e curiosidade, é o ponto de partida da ação pedagógica que se propõe garantir à criança a conquista do espaço criador e gerador de conhecimentos. Fatos e situações devem ser aproveitados como impulso para a busca e a descoberta de novas soluções.

Priorizamos em nosso fazer cotidiano, ações que estimulem a aquisição de saberes, permeando-as com a ludicidade necessária a faixa etária de nossas crianças, através das várias linguagens. Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, mas a própria ação, o momento vivido. Neste contexto trabalhamos a construção da Escrita, do Raciocínio Lógico Matemático, o aperfeiçoamento da Oralidade e o Conhecimento de mundo e sua diversidade. Garantimos os direitos fundamentais da criança e reconhecemos, dentre eles, o brincar como sendo o pilar em que se constrói aprendizagens significativas.