PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2017

“GUARDIÕES DA NATUREZA”

 

JUSTIFICATIVA: As mudanças ambientais e climáticas influenciam diretamente o modo de viver do homem e da sociedade. Sendo assim é uma questão imprescindível nas instituições de ensino, a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. A educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e quando esse ensinamento inicia logo, elas com certeza vão crescer com essa ideia bem formada.

            O Referencial Curricular Nacional destaca a importância de defender, explorar o meio ambiente com curiosidade, destacando como ser integrante, dependente, transformador e acima de tudo, que tenha atitudes conscientes com os elementos da natureza. Percebemos à necessidade de estimular as nossas crianças sobre a prática de valores  para cuidar da natureza e outras atitudes  apropriadas, preservando o patrimônio natural, economizando água, reaproveitando, reciclando e reutilizando os materiais.

 

RECURSOS: Giz de cera, tinta guache, tesoura, cola, lápis de cor, papéis diferenciados, pincel, brinquedos, musica, CD, fotos, imagens, revista, folhas de árvore, TNT, garrafa pet, cordão de nylon, palito de churrasco, tampinha de garrafa, livros de história, folhas de árvore, retalho de E.V.A, lápis preto, borracha, apontador; folha de sulfite A3, xerox, caixa de papelão, livros, revistas, historias, cartazes, rótulos, embalagens , painéis, mudas de flores e sementes.

 

OBJETIVO GERAL: Despertar nos alunos valores éticos importantes na formação da cidadania, como a sensibilidade, o amor pela natureza, senso de responsabilidade na preservação do meio ambiente e solidariedade com todas as manifestações da vida que integram o espaço ambiental.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1.            Conscientizar o aluno sobre as questões ambientais;

2.            Valorizar, preservar e respeitar a natureza adquirindo gradativamente a consciência da preservação ambiental;

3.            Destacar a ação do homem e suas influências na natureza;

4.            Explorar os elementos da natureza através de atividades práticas;

5.            Estimular a pesquisa, a oralidade e a expressão de ideias;

6.            Conscientizar sobre a necessidade da classificação e reutilização do lixo;

7.            Desenvolver o consumo inteligente, reduzindo, reutilizando e reciclando;

 

METODOLOGIA: Este projeto está voltado na construção gradativa e na conscientização em defesa do Meio Ambiente, integrando os eixos de conhecimento, através de atividades lúdicas e concretas, a fim de trabalhar valores e cuidados ambientais.

 

AÇÕES (CRONOGRAMA):

 

BERÇÁRIOS II

 

Abril

·                    Roda da conversa – expor sobre como cuidar do meio ambiente, das plantas e como usar a água.

·                    Passear pela escola vivenciando o meio ambiente. Estabelecendo contato com o solo, com as plantas e com os pequenos animais.

 

Maio

·                    Colaborar com a manutenção do canteiro da escola (regar as plantas e retirada de lixo em volta das plantas).

·                    Plantar e acompanhar o crescimento  do feijão, utilizando copo descartável com algodão.

·                    Roda da história – trabalhar com o  livro: “João e o pé de feijão”.

 

Junho

·                    Apresentar a  música: “A gata borralheira” do DVD Ciclo da água, sobre sua importância.

·                    Apreciar  aromas  de sachês com algumas ervas e degustação de chás: hortelã, alecrim, arruda e capim cidreira.

 

Agosto

·                    Visitar a horta da escola, para sentir o aroma das plantas.

·                    Roda da história – contar o livro “A Margarida friorenta”.

·                    Realizar a ginástica historiada “A sementinha”.

 

Setembro

·                    Dia da árvore (21/09) – história “A árvore”.

·                    Apreciar das árvores do jardim da escola.

·                    Confeccionar   painel com carimbo das mãos formando uma árvore.

 

Outubro

·                    Confeccionar  brinquedos sustentável: pedir aos pais confeccionarem com  seu filho (a), um brinquedo utilizando material descartável.

·                    Relato dos pais: sobre a experiência de confeccionar o brinquedo com seu filho (a).

 

MATERNAL I A

 

ABRIL

·                    Apresentar aos alunos imagens do meio ambiente limpo e poluído, questionando sobre o que viram se podemos poluir o ambiente. No movimento dirigido vamos coletar “lixo” espalhado pela escola, destacando com isso a importância de mantermos limpo o ambiente em que vivemos.

 

MAIO

·                    Desenhar na lousa um rio com peixes, onde iremos colar sucatas, em seguida as crianças serão questionadas sobre como está o rio se limpo ou sujo, então vamos pedir para que limpem o mesmo, coletando as sucatas fixadas na lousa.

 

JUNHO

·                    Solicitar aos pais que nos mandem recortes de ambientes limpos e degradados, cada criança irá apresentar a imagem que trouxe para os demais colegas, sendo que serão questionados a respeito do que estão vendo. Na atividade orientada faremos uma colagem dessas imagens, selecionando-as em ambientes saudáveis e insalubres.

 

AGOSTO

·                    Coletar folhas secas na área externa, em roda iremos questioná-los a respeito das folhas estarem naquele estado, em seguida apresentaremos imagens das mesmas em diferentes estações do ano para que as crianças notem as diferenças que há com as arvores no decorrer do ano. Na atividade orientada faremos decalque com as folhas. 

 

SETEMBRO

·                    Apresentar imagens de objetos feitos com materiais retirados do lixo, material reciclável, explicando as crianças sobre a importância do reaproveitamento de materiais. Confeccionar joaninhas utilizando caixas de maçãs, reaproveitando material que seria descartado.

 

OUTUBRO

·                    Confeccionar com as crianças uma árvore de copos descartáveis, sendo que as crianças irão pintar os copos de verde e com auxilio das educadoras iremos recorta-los em tiras, depois fazer uma colagem coletiva no papel Kraft formando uma grande árvore, que será exposta na área externa da escola.

 

 

MATERNAL I B e C

 

Abril

·                    Apresentação do projeto utilizando imagens da natureza para as crianças observarem.

·                    Ginastica historiada “Vamos passear na floresta?”

 

 

Maio

·                    Roda da conversa: Conversa com as crianças sobre a organização da sala e cuidados com o nosso ambiente escolar

·                    Passeio na área externa da escola para observação do espaço referente aos cuidados com a nosso ambiente escolar estabelecendo contato com as plantas e pequenos insetos.

 

Junho

·                    Mostrar fotos coloridas para observar a natureza preservada e natureza poluída

·                    Confecção de um cartaz ilustrando o rio limpo e o rio poluído

·                    Realizar a brincadeira “Limpeza do rio”.

 

Agosto

·                    Roda da história: Contar a história “A menina das borboletas”

·                    Realização da Ginástica historiada “A sementinha” .

 

Setembro

·                    Plantio de uma horta/jardim suspensa com as crianças e orientá-los a se sensibilizar com o cuidado da mesma levando-os para regar as plantinhas

 

Outubro

·                    Solicitar aos pais para que confeccionem com seu filho uma produção artística utilizando recursos naturais

·                    Exposição das produções artísticas feita pelos pais e das fotos das atividades trabalhadas durante o ano referente ao projeto.

 

MATERNAIS II

 

ABRIL

·                    Propor nas rodas de conversas assuntos sobre o meio ambiente, aproveitando o momento e conversar sobre: Dengue, desmatamento e poluição. E como podemos mudar essa história.

 

 

 

MAIO

·                    Assistir o vídeo “Poluição”, retratando a natureza “ preservada e poluída”; apresentar imagens da natureza preservada e poluída, para que possam tirar suas próprias conclusões através da leitura de imagem.

 

JUNHO

·                    Realizar uma pesquisa aos pais para que relatem como é separado o lixo em casa. E o que fazem com o material reciclado. Socializar a pesquisa na roda da conversa.

 

AGOSTO

·                    Mostrar os recipientes para coleta seletiva na escola, destacando que cada cor recebe um tipo de reciclagem. Solicitar junto aos pais que enviem materiais recicláveis para  que os alunos possam selecionar  e separar.

 

SETEMBRO

·                    Confeccionar um jogo utilizando materiais recicláveis (ex: jogo da velha, boliche com garrafa e bola de jornal).

 

OUTUBRO

·                    Propor aos pais que com a ajuda de seu filho, confeccione um jogo ou brinquedo com material reciclável e envie para a escola para expor aos demais.

 

AÇÕES GERAIS:

·                    Durante o ano cada sala adotará um canteiro de flores e em parceria com as “amigas da escola” cuidarão de seus respectivos ornamentos.

·                    Realizar a campanha “descarte de pilhas” durante todo o projeto.

·                    Realizar a contação das histórias: “Rogerio Salva Rio” e o “Urso e as flores”  na apresentação do culto a Bandeira.

·                    Realizar uma palestra para os professores sobre “a saúde e o bem estar dos professores”.

·                    Realizar uma caminhada noturna entre a natureza para os professores acompanhados por um profissional de educação física.

 

CULMINÂNCIA: Noite de exposição dos trabalhos realizados e confeccionados no mês de novembro

ADMINISTRAÇÃO E  COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Diretor de Escola: Cleia Maria Moreira de Souza Proença

Coordenador Pedagógico: Rogerio Leria santos

 

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO: ALICE DE FATIMA DESIDERA, ANDRÉA BARBOSA CAMARGO, ANGELA MARIA NOGUEIRA SANTANA DE LIMA, APARECIDA DE CASSIA MATIAS MACEDO, CELIA REGINA DE ARAÚJO MELO SILVA , CÉLIA REGINA TEIXEIRA DE OLIVEIRA RIBEIRO, CLAUDIA DE RAMOS OLIVEIRA MORATO, CRISTIANE APARECIDA DE CAMPOS ROCHA, ELIZABETH REGINA SANTIAGO, ERILDES MANOEL DA SILVA SOUZA, FABIANA CRISTINA ALEXANDRE, GRAZIELE CRISTINA DE PONTES, IOLE DOMINGUES DE ANDRADE ANTUNES, JULIANA DOS SANTOS GALVÃO, LUCIANA DE OLIVEIRA GOMES, LUCIANE AVILA GOLOB, MARCIA MARIA PAINADO, MARIA CRISTINA DE LIMA, NILZA LAITZ VIEIRA OLDINEIA TAVARES, ROSILDA RODRIGUES OLIVEIRA, RUTHINEIA CRISTIANE DE OLIV.  ALVES BEZERRA, SILMARA VEIGA FIGUEIRA, TEREZINHA DE OLIVEIRA PROENÇA, THAIS FREITAS RODRIGUES, VERONISSE GNOATTO SANTOS CARNEIRO, VILMA CAMARGO MOREIRA e VIRGINIA APARECIDA GUIMARÃES FALCONI.

 

PÚBLICO ALVO (SUJEITO DIRETO E INDIRETO)

Alunos da EMEI Professora Edna Müzel de Moura, pais e comunidade escolar.

 

PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: 01 de abril de 2017 a 31 de outubro de 2017.

 

DURAÇÃO: 7 meses

                                                              

RECURSOS:

Humanos: Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade.

Financeiros: Não haverá despesas significativas, pois a previsão de materiais é de reutilização de sucatas e os materiais adquiridos serão doados.

 

PARCERIAS: Pais e Comunidade; Secretaria Municipal da Saúde.

 

AVALIAÇÃO: Para a avaliação serão considerados os resultados de todo o trabalho e sua abrangência na pratica, nas relações ativas e de maneira processual a partir da percepção das crianças em relação às atividades propostas. Serão considerados os valores congregados sobre a preservação no ambiente escolar, a participação e a interação dialógica com crianças e os envolvidos em seu convívio social demostrando atitudes de solidariedade e amor com a  natureza. Os registros serão feitos através de portfólio com imagens fotográficas.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil. Eixo Natureza e Sociedade. Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

BRASIL. Constituição Federal (1988) Constituição da República do Brasil. Capítulo VI – Meio Ambiente. Brasília DF: SENADO, 1988.

 

BRASIL. Secretaria do Meio Ambiente. https://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente acesso em 04/03/2013.

 

ITAPEVA. Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. Itapeva: SME, 2012.

 

ITAPEVA, Secretaria Municipal de Educação. Regimento Comum das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Itapeva. Itapeva – SP, 2011.